terça-feira, 28 de junho de 2011

Extração Sólido-Líquido

Extração Sólido-Líquido

A Operação de Extração é também uma operação de separação/purificação muito comum a nível industrial. Na extração, a separação do soluto da mistura de alimentação é promovida pela adição de outro composto (um terceiro composto no caso da alimentação ser uma mistura binária), o qual designamos por solvente.

Na extração sólido-líquido, a separação da fase líquida, pode ser realizada de algumas formas. Uma das mais utilizadas é pela adição de um solvente conveniente.

Para que essa extração seja mais satisfatória o sólido deve estar bastante triturado, assim o solvente terá um maior contato com seus constituintes.

Normalmente o componente que se deseja extrair é solúvel no líquido e o restante da fase sólida é insolúvel.

Existem duas técnicas de extração: contínua ou descontínua.

Se a substância for mais solúvel no solvente orgânico do que na água, recorre-se ao método descontínuo. Caso contrário, utiliza-se o método contínuo.

A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído, isto é, do baixo ponto de fusão do solvente para sua posterior evaporação.

No caso de extração de um sólido, utiliza-se aparelhos chamados Soxhlet, que possuem um recipiente de vidro onde deverá ser colocado o sólido a ser extraído, completamente envolto por uma papel de filtro.

O aparelho é conectado a um balão com o solvente em ebulição, que evapora-se e sobe pelo braço do aparelho, condensando-se no refrigerador e gotejando sobre o cartucho de papel de filtro.

A extração sólido-líquido é aplicada na indústria de óleo de soja, sendo o hexano (1m³/T), o solvente utilizado. Aplica-se também esse processo nas indústrias de café solúvel; na recuperação de urânio de minérios de baixo teor, com uso de soluções de ácido sulfúrico ou de carbonato de sódio.

3 comentários: